Educação

Por Que Investir Em Educação de Qualidade

Já ouvi muitos dizerem a seguinte frase: “investir em educação é o mesmo que investir em qualidade de vida”, então porque será que ainda temos uma situação tão precária? Isso não é uma verdade apenas nos Brasil, mas ao redor do mundo, na América Latina há países que investem menos de 3% do PIB em educação pública, enquanto a média em países de renda alta é ao redor de 5%, veja outras informações aqui.

De acordo com dados do IMD World Competitiveness 2012, o Brasil e a Coreia do Sul investem praticamente o mesmo percentual do PIB em educação, 4.97% e 4.63%, apesar disso os coreanos ocupam uma das melhores posições nos rankings do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), enquanto nós não estamos nada bem. Se investimos o mesmo por que o resultado é tão diferente?

Não se devem fazer comparação apenas com o percentual investido, até porque cada país possuem características diferentes. Se dividirmos o PIB da Coréia do Sul e do Brasil pelo número de habitantes de cada país, o valor per capita obtido será de 32,4 mil dólares anuais para os coreanos e 12 mil para os brasileiros, e essa é só uma das diferenças.

Investir em educação de qualidade está conectado diretamente com o poder industrial e tecnológico de um país, pois pessoas que estudaram tem grande capacidade de se tornar mão de obra qualificada para tocar projetos grandes ou complexos.

Investir em educação é mais do que investir dinheiro, é conscientizar a população da importância dos estudos, professores e terminar os ensinos. É valorizar os profissionais educadores em todos os níveis escolares, é pensar no desenvolvimento desde criança, é investir no futuro e na qualidade de vida do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>