A História da Educação

Assim como tudo na vida, a educação também passou por vários processos e aprimoramentos até chegar a ser o que conhecemos hoje. E essa transformação foi fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Tudo começa na antiguidade, legados deixados pelas principais cidades estados da Grécia Antiga: Esparta e Atenas. Onde o primeiro era conhecido pela rígida disciplina, autoritarismo e conhecimento militar, já o segundo continha o exercício da palavra e da democracia, o que contribuiu muito para a filosofia que conhecemos.

Já na Idade Média, iniciou-se com grande influência espartana, mas aplicada pela igreja que pregava um pensamento conservador, conhecimento passado apenas dentro das famílias. Com a reforma religiosa e o renascimento, vieram as ideias atenienses que contribuíram para a constituição dos estados nacionais: onde o conhecimento passa a ser transmitido pela escola, através do professor.

A educação moderna, foi marcada pela ideia do professor e continuou a ser impulsionado conforme as revolução industrial que tinha o objetivo de formar cidadãos cientes de direitos e deveres para atuar na sociedade. Foi nessa época que se começou a questionar as instituições escolares, e dessa maneira a participação ativa dos alunos, valorizando a experiência anterior e conhecimentos prévios, de forma que ele possa questionar como forma de aprendizagem.

A história tem um papel importantíssimo para continuarmos a nossa evolução e melhorarmos ainda mais a qualidade de vida das pessoas. Se não fosse a propagação de conhecimento adquirido durante a Grécia Antiga, talvez hoje nós seriamos diferentes. Já parou para pensar nisso?

O que eu contei aqui hoje, foi um pouco sobre a história do mundo. Veja mais sobre a história da educação no Brasil, neste artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>